Biodiesel: primeiro teste

05 junho, 2012 0 comentários

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural eBiocombustíveis (ANP) realizará nesta segunda-feira, 4 de junho, a partir das 8h:30,  o 26º Leilão de Biodiesel. O leilão, que será o primeiro realizado sob o novo modelo estabelecido pelo Ministério de Minas e Energia, tem como objetivo a aquisição do combustível para atendimento do percentual mínimo obrigatório de 5% de adição ao óleo diesel. O leilão será realizado no escritório central da ANP, no Rio de Janeiro.

A Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras), adquirente com participação no mercado nacional de diesel superior a 98%, será considerada a única adquirente para fins deste certame. O período de entrega do biodiesel é de 1º de julho de 2012 a 30 de setembro de 2012. De janeiro a março deste ano, último dado consolidado,  foram adquiridos 700 milhões de litros do combustível.

Entre as principais mudanças do novo modelo estão:  o leilão terá duas fases distintas, uma presencial e outra eletrônica que será realizada pela adquirente (Petrobras); o governo não estabeleceu volume de compra de biodiesel como nos leilões anteriores; os produtores é que vão decidir quanto querem ofertar, dividindo o volume livremente, em até três ofertas individuais; a ANP não selecionará mais as ofertas, passará a classificá-las para posterior apresentação aos adquirentes.

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts